sexta-feira, 11 de julho de 2008

a Bíblia e o Pentateuco.

A Bíblia.

a prova concludente do amor divino encontra-se que Deus se revelou ao homem, esta revelação ficou registrada na Bíblia. Nascida no Oriente, a Bíblia tem uma mensagem para a humanidade toda, qualquer raça, cultura ou capacidade de pessoa.Deus se revelou-se em determinados momentos da história humana. A Bíblia e uma biblioteca de 66 livros escritos por 40 autores num período de 1500 anos, nela se desenvolve o único tema, a redenção ao homem. O tema dividem-se assim: 1) O Antigo Testamento: a preparação do Redentor; 2) Os Evangelhos: manifestação do Redentor; 3) Os Atos: a proclamação da mensagem do Redentor; 4) As Epistolas: a explicação da obra do Redentor; 5) O Apocalipse: a consumação da obra do Redentor. Mais de três quartas partes da Bíblia correspondem ao Antigo Testamento. O Antigo Testamento dedica-se ao trato de Deus com a raça escolhida. Deus elegeu o povo hebreu com três finalidades: ser depositário de sua Palavra; ser a testemunha do único Deus verdadeiro perante as nações; e o meio pelo qual viesse o Redentor. O Antigo Testamento dividem-se assim: O Pentateuco ou Lei (Gênesis a Deuteronômio 5 livros); História (Josué a Ester 12 livros); Poesia (Jó a Cantares 5 livros); Profecia ( Isaias a Malaquias 17 livros).

Pentateuco.

O nome Pentateuco vem da versão grega que remota ao século lll antes de Cristo. Significa “O livro em cinco volumes”. Os judeus lhe chamavam “A lei de Moisés”, Moisés constituiu parte importante do Pentateuco. Embora não se afirme no Pentateuco que haja sido escrito por Moisés em sua totalidade, certas partes importantes do Pentateuco e atribuídos a ele ( Êxodo 17,14 ; Deuteronômio 31.24-26). Moisés tinha preparo e experiência e gênio que capacitava para escrever o Pentateuco. Foi testemunha ocular dos acontecimentos do êxodo e da peregrinação do deserto, mais tinha comunhão com Deus e recebia revelações especiais. Como,hebreu Moisés tinha acesso as genealogias bem como as tradições orais e escritas de seu povo. E sobre tudo possuía notáveis dons e gênios extraordinário, o que da testemunho do seu papel como líder, legislador e profeta.
Há dois séculos, eruditos puseram em duvida a paternidade mosaica do Pentateuco. No entender desses autores, o documento mais antigo que se encontra no Pentateuco data do tempo de Salomão. Julgam, que o Deuteronômio é uma “fraude piedosa” escrita pelos sacerdotes no reinado de Josias, tendo em mira promover um avivamento. Moisés ao escrever o livro do Gênesis, emprega genealogias e tradições escritas. ( livro das gerações de Adão em Gn 5.1). Não nos cause estranheza que Deus possa ter guiado Moisés a incorporar tais documentos em seus escritos,seriam igualmente inspirados e autênticos. É notável de alguns acréscimos de palavras arcaicas que no livro dos rabinos atribui Deuteronômio 34 escrito por outra pessoa, ou seja, Josué. Estes retoques não seriam de grande importância nem afetariam a integridade do texto. Também, com relação a certos materiais do tabernáculo , deduzimos que o autor conhecia a penísula do Sinai.evidentemente as passagens foram escritas por alguém que conhecia a rota da peregrinação de Israel e não por um escritor no cativeiro babilônico, ou na restauração séculos depois. Os conservadores dizem que Deuteronômio foi escrito no período de Moisés. O ponto do autor do livro e de uma pessoa que ainda não entrou em Canãa . A Arqueologia também confirma que muitos dos acontecimentos do livor do Gn são realmente históricos. Exemplo os pormenores de Sodoma, descrita no capitulo 14 do Gn. Alem do mais, nas ruínas de Marí e de Nuzu foram encontradas tabuas de argila da época dos patriarcas. Tais como ow que permitem que o homem sem filhos desse sua herança a um escravo (Gn 15.3), é uma mulher estéril entregasse sua criada a seu marido para suscitar a descendência ( Gn 16.2) as tabuas contem nomes equivalentes ou semelhantes aos de Abraão, Naor (Nacor), Benjamim e muitos outros. A Arqueologia mostra que o Pentateuco apresenta detalhes históricos exatos, e que foi escrito por Moisés.
A Palestina, já era uma ponte importante entres os centros culturais e políticos da região daquela época. Os israelitas estavam bem localizados em um ponto estratégico e não isolado geograficamente da grandes civilizações. Desenvolvia –se no Egito, uma civilização brilhante é provável que Abraão se dirigiu para o Egito, tenha visto pirâmides que contavam mais de 500 anos. A região se desenvolveram a primeira civilização e chamada “fértil crescente” ( pela forma do território que abrange). O território e regado constantemente por chuvas e os rios caudosos, como o Eufrates e o Nilo e o Orontes o que possibilita uma agricultura produtiva. Ali no fértil crescente, surgiram os grandes impérios dos amorreus, dos babilônios, dos assírios d dos persas. O importante para nós e que ali habitou o povo escolhido de Deus e ali nasceu o Homem que seria o Salvador do mundo.toda região entre o rio Eufrates e o Nilo chamas-se Mesopotâmia (entre rios).abrangia muito do território atual Iraque e provavelmente o local do jardim do Éden e da torre de Babel.o território da Palestina é relativamente pequeno. A área total de Canãa e equivale, em tamanho a sétima parte do Uruguai ou a um terço do Panamá. Nesta porção tão pequena do globo terrestre, Deus revelou –se ao homem israelita, e ali o Verbo eterno habitou entre os homens e realizou a redenção da raça humana.
Chegaram a conclusão de que Moisés não escreveu o Pentateuco. Julins Wellhausen e KARF H. Graf desenvolveram a “hipotese Graf-Wellhausen”, que foi aceita como base fundamental da Alta Critica. Usaram com o teoria da evolução religiosa de Israel para distinguir os supostos documentos que constituíam no Pentateuco. De modo que estabeleceram datas segundo a medida de desenvolvimento religioso que eles imaginavam. Relegaram o livro do Gênesis, a uma coleção de mitos cananeus e adaptados pelos hebreus.Wellhausen e Graf denominaram os supostos documentos da seguinte maneira.1) O “Jeovista” (J); 2) O !Eloísta) (E); 3 O Código Deuteronômico (D), 4 O Código Sarcedotal (P). Os eruditas conservadores rejeitam a teoria documentaria. Alem do mais, não deve nos cauasar-nos estranheza que Moisés tenha desiginado a Deus com mais de um titulo. No Corão há algumas passagens que empregam o titulo a “Alá” e outros “Rabe”, e nem por isso se contribui o Corão a vários autores. Não nos deve estanhar que quando Moisés escreveu as partes legais e cerimoniais tinha empregado um vocabulário e um estilo tanto diferente do que empregou nas partes históricas. Ademais Gordan Wenham, erudito conteporâneo, diz que as diferenças de estlio usada para distinguiir as fontes do Pentateuco, já não tem significados á luz das antigas convenções literárias. Harrisom que e denfesor as Alta Critica admite que “as diferenças são poucas e podem ser classificadas como acidentais”. Os arqueólogos descobriam muitíssimas evidencias que confirmam a historicidade do livro do Gênesis e por isso não e uma “ coleção de lendas cananéias adaptados pelos hebreus”. Um autor evangélico ressalta quão absurdas são as conclusões da Alta Critica. “Não deixaram nem atrás de si marcas nenhuma, nem na literatura, nem na tradição hebraica, tão tenaz para com herança de seus nomes”. O estudioso evangélico não deve crer que o Pentateuco seja obra de um redator da época de Esdras. Parece que os documentos da J.E.D.P existem somente na imaginação dos eruditos que preferem aceitar as especulações dos racionalistas em vez de crer na doutrina da inspiração divina.

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